COMUNICADO CONJUNTO DOS SINDICATOS

DA UNIDADE E FIRMEZA DOS SINDICATOS NASCE UM NOVO PASSO PARA UM MELHOR ACT

As estruturas sindicais subscritoras do ACT, entregue à empresa no dia 28 de Setembro para dar início às negociações, reuniram no passado dia 29 de Novembro e aprovaram, por unanimidade, um documento com as conclusões dessa reunião que foi enviado, no dia seguinte, ao Presidente da IP. Nesse documento, as estruturas sindicais exigiam que se começassem as reuniões de negociação do ACT numa plataforma de entendimento entre as partes e tendo por base a contraproposta entregue pelos sindicatos signatários e não o documento que foi entregue pela Empresa. Informou-se também o Conselho de Administração que as estruturas sindicais se deslocariam à sede da IP, no Pragal, no dia 6 de Dezembro, pelas 11 horas, a fim de serem recebidas pelo mesmo para verem atendidas as suas pretensões. Assim, as estruturas sindicais signatárias do ACT e deste comunicado conjunto, deslocaramse nesse dia à sede da empresa e reuniram com o Presidente da IP, sobre o processo negocial. Como resultado desta reunião, as estruturas sindicais valorizam o facto de o Presidente da IP, juntamente com o CH, terem recebido os sindicatos mais representativos dos trabalhadores para dar início à negociação do ACT e ter aceite que esta se concretize em reuniões conjuntas das estruturas subscritoras e com base na contraproposta sindical. As Organizações Sindicais subscritoras da contraproposta de ACT, congratulam-se com o espírito de unidade e firmeza demonstrados nesta fase do processo, fundamentais para o alcançado na reunião com o Presidente da IP,SA. Conseguiu-se aqui um primeiro pequeno passo para garantir o trabalho com direitos e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores desta Empresa. As estruturas sindicais subscritoras da contraproposta de ACT, reúnem no dia 20 para trabalhar em conjunto a proposta do Regulamento de Carreiras e exortam os trabalhadores da IP, SA, a reforçarem a sua unidade e a sua organização, na luta pelo Acordo Coletivo de Trabalho.

Dez/2017

As ORT’s Signatárias da Contraproposta de ACT:

ASCEF; FECTRANS; FNSTFPS; FENTCOP; SINFA; SINFB; SIOFA; SNTSF; SINAFE; SINDEFER; SINTAP; SNAQ; STFERROVIÁRIOS;